
As propostas de trabalho do fonoaudiólogo com o operador de telemarketing tiveramum crescimento acentuado na década de 90. Em nossa experiência com estesprofissionais percebemos que, nem sempre, a voz é contextualizada na realidade social ede trabalho dos operadores. Poucos são os estudos e atuações fonoaudiológicas queconsideram as dimensões da voz do ponto de vista do profissional que dela se utilizacomo instrumento de trabalho. Em geral, temos acesso a atuações isoladas dasnecessidades e anseios desse profissional dificultando-lhe incorporar e valorizar osconteúdos abordados pelo fonoaudiólogo. Este estudo tem por objetivo compreender,por meio dos discursos dos operadores de telemarketing, os sentidos dados por eles àsua voz. Utilizamos a abordagem teórico-metodológica de produção de sentidos naspráticas discursivas do cotidiano, embasada no referencial teórico do construcionismosocial para ter acesso aos sentidos, a partir de duas estratégias, entrevistas individuais egrupos focais, que foram feitas com profissionais de uma central de atendimento.Estamos certos de que compreender os sentidos dados à voz pelo profissional da vozcontribui decisivamente para traçar os objetivos da atuação do fonoaudólogo e para queesta tenha resultados satisfatórios. Os atendentes da empresa estudada atribuem à vozum conceito amplo, que articula os campos individual e social. A voz é valorizada poreles no contexto da comunicação, sendo vista como a materialização da linguagem; ofato de utilizarem a voz no trabalho favorece a expressividade vocal e o cliente tambémé visto como colaborador para tal; para eles há o predomínio de conteúdos teóricos notreinamento fonoaudiológico; atribuem pouco valor às questões de saúde vocal evalorizam tal necessidade a partir de algum episódio de disfonia; foram reveladoscomprometimentos e ganhos acarretados com o uso profissional da voz na sua própriaqualidade de vida. Acreditamos que algumas ações são fundamentais ao propor umtrabalho fonoaudiológico para este grupo específico: conhecer o ambiente de trabalho,os riscos para a saúde e o perfil vocal desse profissional; atuar na empresa de formadiferenciada da atuação clínico-terapêutica; relacionar a saúde do corpo/mente à saúdeda voz; propiciar mudanças de atitude desse profissional relacionadas à voz; trabalhar oconceito voz dentro de um conceito mais amplo, voz- trabalho- relações pessoais
Por;andre;edilza
http://biblioteca.universia.net/irARecurso.do?page=http%3A%2F%2Fwww.sapientia.pucsp.br%2F%2Ftde_busca%2Farquivo.php%3FcodArquivo%3D3618&id=19517327
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