quarta-feira, 8 de abril de 2009

Conceitos de Telemarketing


Telemarketing - O que é?
É uma ferramenta que através da central para atendimento a clientes atua de forma ativa ou receptiva como canal de comunicação e vendas. Apesar de ser conhecido simplesmente por "vendas por telefone", o Telemarketing compreende a aplicação integrada e sistemática de tecnologias de telecomunicações e processamento de dados, com sistemas administrativos, com o propósito de otimizar o mix das comunicações de marketing usado por uma empresa para atingir seus clientes.

As empresas que utilizam o Marketing Direto como ferramenta definem Telemarketing ora como canal de comunicação, ora como canal de vendas, quase sempre em parceria com mala direta.

O Telemarketing atua como um importante canal de comunicação entre sua empresa e o mercado comercial reduzindo seus custos de comercialização diversificando sua atuação em novos Clientes e/ou mercados e recuperando clientes não atendidos no modelo convencional.

Através da aplicação do Telemarketing Ativo ou do Telemarketing Receptivo a empresa efetivará uma imagem diferenciada em seu mercado de atuação

Quais são as aplicações do Telemarketing?
Captação de pedidos de venda;
Pesquisa de Informações de Mercado;
Atendimento de Consultas de Clientes sobre: Carteira de Pedidos; Faturamento; Crédito e Títulos; Histórico de Compras; Disponibilidade de Estoque.
Agenda e Controle dos Contatos através de Manutenção dos Histórico de Contatos;
Elaboração de campanhas e scripts de contato.

Aqui, existe integração total com as bases de dados da comunicação da empresa. Todo o trabalho é feito a partir da campanha e do material promocional fornecido pela empresa e o caminho é empresa-cliente.

O que caracteriza um Telemarketing Ativo?
O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é feito no sentido empresa-cliente e caracteriza-se por:
Requerer cadastro para ligações
Requer roteiro (orientação na forma de interação com cliente)
Operador comanda
Picos previstos
Aproveita as mídias
Maior conhecimento de técnicas pelo operador
Mais questionamentos dos Prospects durante o contato
Adequados ao tamanho do esforço de Vendas


O que caracteriza um Telemarketing Receptivo?
O telemarketing receptivoé um serviço onde o contato é feito no sentido cliente-empres e caracteriza-se por:
Gera cadastro nos contatos
Requer roteiro para abordagem
Público comanda a ligação
Picos de demandas sazonais
Depende das mídias
Menos questionamentos dos clientes durante o contato
Maior conhecimento do produto pelo operador
Equipamentos e estrutura devem estar adequados à demanda.

Por:Heráclito

fonte: http://www.attender.com.br/publico/faq/conc-telemktg.htm

3 comentários:

  1. Definição de telemarketing?

    Telemarketing é a profissão alheia que você mais detesta. Se essa profissão não é alheia, você também detesta. É o trabalho daquelas pessoas que você não vê porque estão se escondendo atrás do seu telefone… São meninos e meninas retardados que precisam a todo custo vender um serviço ou produto que não presta. O telemarketing é uma forma de sobrevida, quase considerada uma profissão, mas na verdade, é uma forma primitiva e cruel de escravidão. O telemarketing foi inventado pela Princesa Isabel, que queria fazer os pobres escravos parecerem gente. Ela criou o telemarketing dando funções remuneradas (e muito mal remuneradas, diga-se de passagem) a esses infelizes bastardos sem paz. O telemarketing se divide em três operações: telemarketing ativo, telemarketing passivo e telemarketing robô.

    Ass:Alana e Aline.

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  2. É TODA E QUALQUER ATIVIDADE DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE SISTEMAS DE TELEMÁTICA E MÚLTIPLAS MÍDIAS,OBJENTIVANDO
    AÇOÊS PADRONIZADAS E CONTINUAS DE MARKETING.

    ASS:ANDREZZA

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  3. ......................................................................

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